21 de junho de 2006

Louva-a-Deus

Até me arrepio com este post. Deu-me para aqui! Se há bicharoco que abomine é este, mas não deixa de ser impressionante, pelo que me provoca e pelo admirável que é.
No ínicio de mais um Verão lembrei-me de postar sobre a natureza e o seu deslumbramento.
Louva-a-Deus
Predadores agressivos. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas suas capacidades de camuflagem.
O que não deixa de ser positivo para os amantes de jardinagem e agricultura biológica, uma vez que substituem os pesticidas, no combate às pragas.
Olhos: enormes olhos compostos, permitem-lhe uma visão de quase 360 graus.

Palpos: usados para provar o alimento.

Ouvido: os mantídeos como o louva-a-deus são os únicos animais que possuem um ouvido único que fica localizado no tórax.

Pescoço flexível: aumenta o campo de visão.

Mandíbulas: extensíveis para mastigar a presa.

Patas dianteiras espinhosas: agarram com extrema rapidez e imobilizam o cliente mais escorregadio.

Patas: deixam a “posição de rezar” quando estão em descanso

Camuflagem: pela sua coloração confundem-se com a vegetação.

Canibais: as crias de louva-a-deus caçam assim que nascem. Chegam a comer-se umas às outras!

Ovos: eclodem até 200 de cada vez (os ovos encontram-se colados uns aos outros formando uma ooteca).

Disfarce: algumas espécies são tão coloridas, que parecem as flores em que vivem.

Carnívoras: só comem presas vivas, geralmente outros insectos (e por vezes, o parceiro!)
Mitos e lendas: os gregos antigos acreditavam que o louva-a-deus tinha poderes sobrenaturais. O seu nome vem do grego “adivinho”.
No acasalamento, o macho serve de alimento para "sua amada". A fêmea agarra seu companheiro ("ex-companheiro") pelo pescoço, arranca e come sua cabeça - neste momento, podemos entender que ele literalmente "perdeu a cabeça por ela". Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua actuando para terminar a fecundação da fêmea - uma incrível realidade !!
Terminadas as "núpcias", a fêmea esconde-se entre as folhas e vai "rezar".
Para tentar entender as implicações deste fato na biologia deste bichinho - em verdade, esta atitude da fêmea promove uma "adaptação" da espécie ao ambiente.
Uma vez alimentada pelo corpo de seu parceiro ela permanece escondida (está nutrida até quase o momento da postura dos ovos) na vegetação evitando ser facilmente encontrada e devorada por pássaros, seus inimigos naturais.
Mais - tudo indica que ao devorar a cabeça do macho, a atuação dos centros nervosos secundários abdominais restantes no parceiro fazem a fecundação ocorrer de forma muito mais efetiva (maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea) - pelos filhos, TUDO !.
Resumindo... Apaixonado: mesmo depois de decapitado, o louva-a-deus macho pode continuar a acasalar!

Vou basar daqui....! Meu pior pesadelo: Louva-a-Deus gigante.

5 comentários:

Anónimo disse...

O bicho é o sonho de qualquer mulher, cortar a cabeça ao macho e ainda estar pronto para o sexo...com a engenharia genética a evoluir a velocidade Warp, podemos ainda ter alguns disabores.

NABILAC disse...

Olá.
Andava a procurar "mitos do louva-a-deus quando dei com este blog.
Não tem o que procurava, mas deixo uma curiosidade.
Estava a escrever o primeiro post do meu novo blog quando ouvi um barulho atrás de mim, na cama. Eh pá, levei um susto tão grande! Principalmente porque não via nada! Tentei procurar e nada.
Cerca de 20 minutos mais tarde, "algo" que não consegui ver o que era, atravessou o ar atrás de mim. Não consegui ver o que era, mas tinha a certeza que algo tinha passado e feito barulho. (ou isso ou estava a ficar maluco).
Desta vez, estava decidido a investigar a fundo. Se fosse um mosquito ou uma borboleta (a janela estava aberta) acho que ele voaria pelo quarto em vez de andar aos saltos a brincar comigo as escondidas.
Abanei a cama e nada.
Arrastei a cama e foi quando aconteceu...Sai uma coisa verde em minha direcção que...pqp...
Desapareceu novamente para baixo da cama.
Munido de vassoura (e tomates lol) voltei. Fiz barulho e ele revelou-se. Como é que uma coisa tão grande entrou aqui?! Nunca tinha visto isto! Só depois de 2 fotos - estando eu bem longe - é que percebi que era um louva-a-deus. (aliás, para ser sincero só entendi que insecto era depois de pesquisar).
Não o queria matar, mas estava fora de questão ir dormir com ele a louvar por aí...
Numa segunda tentativa para o fazer aparecer, ele voou em direcção à janela (será que adivinhou o seu fim? :) ).
No entanto, ficou ali no parapeito da janela, o suficiente para eu conseguir fechar a mesma e fotografá-lo de forma segura.
Aquele bicho é mesmo estranho...não admira que o cinema se tenha baseado nele várias vezes para filmes de terror e/ou aliens.
Agora a parte intrigante: que me lembre, eu nunca tinha visto um louva-a-deus tão perto. Curioso foi ele aparecer logo agora quando eu escrevia o que escrevia com o título "bíblia"...

Bem, abri a janela o mínimo possível para poder soprar e o louva-a-deus passou a ser o louva-adeus.

Continuação de bons textos.

NABILAC disse...

Ah, e mais alguma coisa.
Espero que não me leves a mal, mas isso do louva-a-deus comer o macho não é verdade. É apenas mais um mito.
Se quiseres saber mais (e te deres bem com o inglês) deixo-te este link:

http://www.cracked.com/article_19935_8-ridiculous-animal-myths-you-probably-believe.html

Cristina disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Fiquei admirada de ainda alguém aceder a este meu blog congelado há anos :) a ver se arranjo disponibilidade para o reanimar :)

Anónimo disse...

Esse bicho é mais misterioso e sinistro do que um simples humano possa alguma vez imaginar.
Eu gostaria de perguntar ao NABILAC se depois do episódio com o "ser" em seu quarto, não notou nada de anormal em sua vida...algo que se encaichasse no âmbito do "estranho",mas,"estranho mesmo"!!!???